O ambiente de trabalho após a quarentena
15/04/2020
CORINA BURJACK

CORINA BURJACK

Nascida na Moldávia, o país mais pobre da Europa, me formei no Japão e escolhi morar no Brasil. Criei a Entre Coffee Breaks para ajudar os profissionais a virarem o seu emprego na carreira que sonham ter.

Persuadir pessoas e obter o que você quer?

Você pode:

Negociar e Conquistar

SIGA!

Essa pandemia que levou o meu ambiente de trabalho para dentro da minha casa me lembra de outra tragédia que eu já vivi.

Em 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter atingiu Japão, eu estava em um ônibus passando por uma ponte. O ônibus balançava e se movimentava para a esquerda, chacoalhava e se movimentada para a esquerda, se aproximando da beira da ponte. Até que tudo parou, e o pessoal pulou feliz e horrorizado.

Por acaso, o destino do ônibus era a região mais atingida pelo terremoto. E, por falta de informação, a empresa de ônibus decidiu seguir a viagem. Uma viagem de 6 ou 7 horas se transformou em quase 24. Nem vou comentar quanto tempo, dinheiro e energia custou voltar para casa depois disso.

Falta de informação. Opiniões diferentes. Reações distintas. Experiências parecidas, e ao mesmo tempo completamente diferentes. Tudo muito normal em caso de um desastre, seja um terremoto ou uma pandemia mundial.

E sabe de uma coisa?

Nós vamos sobreviver a quarentena!

A pergunta que não quer calar: Eu vou ter a minha casa de volta? Quando?

Como será o ambiente de trabalho após o Corona vírus, na volta da quarentena? Depois de ficar em isolação, como será a volta a rotina?

Eu estou prevendo 4 mudanças, algumas imediatas, outras que possam demorar a aparecer.

Algumas pessoas voltarão para o escritório com a barriga mais pesada.

O ambiente de trabalho após a quarentena 1

Academias fechadas. Dispensas preparadas para enfrentar uma semana sem sair de casa. Ansiedade pelo que está acontecendo no mundo, na cidade, no condomínio e dentro de casa. Redução do número de tarefas a serem efetuadas. Falta de pessoas para abraçar, trocar energias e conversar…

Tudo isso nos leva a comer muito, sem gastar as calorias ingeridas.

Por isso, muita gente deve voltar ao ambiente de trabalho de escritório com as roupas mais apertadas. Como fazer para não cair nessa armadilha da quarentena? Durante as 8 horas que a gente estiver trabalhando de casa vamos usar roupas de escritório, não pijamas! Os pijamas são mais largos então a gente demora mais para não caber. E quando a gente se dá conta do que aconteceu, já é tarde demais.

Alguns perderão o emprego.

O ambiente de trabalho após a quarentena 2

O Corona vírus mudará o mercado no Brasil e no mundo. Muitos pesquisadores acreditam que o mundo vai entrar em uma recessão. Se isso acontecer, muitas empresas sairão da quarentena para chegar em um mercado menor, com menos pedidos e caixa reduzido. E o pior é que nós já conhecemos essa história de crise, pois vivemos isso a tão pouco tempo atrás que nem parece tão passado assim.

Só que somente porque alguns ficarão sem emprego, não necessariamente significa que você ficará sem. Por isso, desligue o noticiário, o Globoplay ou o Netflix e use a sua criatividade para resolver alguns problemas da empresa que você trabalha enquanto está agora em casa, mesmo que pequenos. Lembre-se, ambiente de trabalho em home office é trabalho com o beneficio de não ter que sair de casa! Não é férias!

Conheço um profissional que há anos mistura trabalhar de home office e escritório. E agora, que a maioria dos seus colegas, clientes e amigos estão trabalhando de casa, o telefone deste profissional não para. Isso na condição que ele usa somente WhatsApp, sem Facebook, Instagram ou qualquer outra mídia social. É tanta mensagem que prejudica o foco dele.

E a gente se pergunta, por que essas pessoas têm mais tempo para enviar mensagens? Porque não estão focando no trabalho.

Aqui vem a oportunidade para quem for inteligente e souber usar este tempo para se mostrar um tipo de profissional diferenciado.

Faça um curso grátis relacionado ao seu trabalho. Compartilhe com o seu gestor a felicidade de ter completado o curso. Compartilhe a intenção de fazer um outro.

Limpe a sua caixa de e-mail!

Limpe o seu desktop, o folder de Downloads, os seus Documentos. No seu computador e na nuvem do escritório. Pensou em uma lógica melhor de agrupar as informações? Compartilhe com os seus colegas.

Temos a única chance de poder pensar nas coisas que não temos tempo normalmente. Vamos aproveitar isso!

As empresas abraçarão o home office!

O ambiente de trabalho após a quarentena 3

Claro, não todas, mas uma boa parte vai. Se a sua fizer isso ou não, depende de você e dos seus colegas.

Se todos fizerem o que é necessário e entregarem resultados aceitáveis, os gestores entenderão que não depende de onde o pessoal trabalha, o resultado é consistente e não tem necessidade de ter todos os funcionários no escritório da empresa todos os dias.

Na minha opinião, o melhor ambiente de trabalho é de hot-desk: quando a maioria dos funcionários podem trabalhar de casa e do escritório e fica a critério do profissional decidir quando ir ao escritório e quando trabalhar de casa.

As empresas conseguirão diminuir o espaço que precisam alugar, assim diminuindo seus custos. Claro que precisará de investimentos em tecnologias para aumentar o controle sobre as informações da empresa, do horário dos funcionários, dos resultados alcançados, entre outros. A parte boa é que essas tecnologias já existem, prontas a serem implementadas nas empresas.

No lugar de escritórios cheios de paredes, o ambiente de trabalho terá espaços amplos, destinados a troca de informações e a qualidade da vida no escritório.

O ambiente de trabalho após a quarentena 4

Conforme as empresas forem aderindo a um sistema de home office para os seus funcionários, elas não precisarão de tantas mesas, cadeiras, gaveteiros, etc. (Cuidado, empresas de mobiliário de escritório!!)

Algumas empresas decidirão em diminuir o espaço, alugando um escritório menor. Outras empresas utilizarão o espaço extra para criar salas de reuniões e salas recreativas para os funcionários no trabalho. Sabe aqueles pufes perfeitos para uma soneca depois do almoço? Finalmente terão espaço na empresa.

A história nos ensina que todos os desastres trazem muita dor e muitas perdas.

E eles trazem também muitas oportunidades.

Sem uma quarentena mundial, as empresas nunca adeririam a um sistema de home-office, todas ao mesmo tempo. Agora é o momento que nós, os profissionais, devemos mostrar que somos adultos e que merecemos a confiança e que trabalhamos tão bem do escritório, de casa, ou da casa de praia (não esqueça que quarentena não é férias, não pode ir para praia. Isso é para depois!)

Essa mudança depende de você e da sua equipe! Não perca essa chance! Dificilmente vamos ter uma outra!

Agora, se durante a quarentena, estiver com saudade do ambiente de trabalho do seu escritório, seguem algumas series que eu adoro e com quais aprendi muito. Elas são para assistir durante o final de semana ou após 18:00 durante a semana!

The Office (o que não fazer no escritório)

Suits (como pensar fora da caixa)

Billions (vida no escritório misturada com as altas e baixas do mercado)

The Good Fight (como se levantar na vida quando parece que não conseguirá)

Outros artigos que você possa gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CORINA BURJACK

CORINA BURJACK

Nascida na Moldávia, o país mais pobre da Europa, me formei no Japão e escolhi morar no Brasil. Criei a Entre Coffee Breaks para ajudar os profissionais a virarem o seu emprego na carreira que sonham ter.

Persuadir pessoas e obter o que você quer?

Você pode:

Negociar e Conquistar