Home office: 9 erros graves que você comete
13/05/2020
CORINA BURJACK

CORINA BURJACK

Nascida na Moldávia, o país mais pobre da Europa, me formei no Japão e escolhi morar no Brasil. Criei a Entre Coffee Breaks para ajudar os profissionais a virarem o seu emprego na carreira que sonham ter.

Persuadir pessoas e obter o que você quer?

Você pode:

Negociar e Conquistar

SIGA!

Depois de semanas trabalhando de home office, sem a liberdade de sair de casa quando quiser, você já desenvolveu uma rotina sua.

Tem dias que você está ganhando e tem dias que a quarentena está.

Ou você está trabalhando tanto que da mesa de trabalho você pisa direto na cama para dormir. Ou você fica o dia inteiro achando motivos para não fazer o que deve ser feito. Nenhum dos casos vai te ajudar a se preparar para o que vem depois da quarentena (como eu acho que mudará o ambiente de trabalho após a quarentena).

Seguem 9 erros que você comete trabalhando de home office durante a quarentena e como consertá-los, começando agora!

Você não investe tempo em fazer networking.

Networking

Pelo menos 1 hora por dia você deve reservar para entrar em contato com as pessoas que você conhece.

Todas as pessoas!

Por que você deve fazer isso? Muito provável os seus únicos contatos são com as pessoas que você mora ou com colegas e clientes. Só que você está acostumado a sair, a se encontrar com as pessoas, a trocar ideias, a jogar futebol, etc.

Você precisa socializar para sobreviver! E com quem melhor socializar do que as pessoas que você já conhece, mas que devido a rotina de todo dia a relação esfriou?

Se o motivo acima não é suficiente para você, o que você acha deste: Você deve aquecer a sua rede de contatos pois eles te ajudarão se você for demitido na volta da quarentena.

OK! Você é um profissional importantíssimo para sua empresa e não faz sentido ser demitido. Que bom! Não será!

Mas e se for? Qual é o caminho mais curto para achar um novo emprego? Contatar os profissionais de outras empresas que você já conhece. E como você vai entrar em contato depois de anos sem falar nada além do anual “Feliz aniversário” no Facebook? Você vai se sentir bem? Essa pessoa vai querer te ajudar?

Agora, se você durante a quarentena entrar em contato, não será mais fácil pedir uma ajuda depois? Você não acha que essa pessoa até te ofereceria ajuda? Esquente o seu networking começando hoje.

Você não fala com seu chefe todos os dias.

O seu chefe vai decidir o seu futuro na empresa na volta da quarentena. Você quer que ele te veja como um endereço de e-mail ou como uma pessoa? Você quer ser alguém no time dele de quem ele não se lembra ou alguém que ele sabe o que fez durante a quarentena inteira?

– Corina, eu nem gosto do meu chefe! – Tudo bem! Você não gosta do seu chefe no trabalho! Ele agora está em casa, com pessoas que o amam. Eles têm motivos para amá-lo, não? Talvez falando com ele estando lá, você conhecerá uma outra pessoa. Essa é uma oportunidade de começar o seu relacionamento profissional do zero.

Você não cria pausas para falar com os colegas.

Conversar com colegas diariamente
Converse com colegas diariamente

No dia a dia no escritório, a gente fala muito com os nossos colegas. Deste jeito, a gente libera o nosso estresse, compartilha informações, ouvimos fofocas e criamos laços.

Trabalhando de home office, nós perdemos a oportunidade de nos comunicarmos com o nosso time. Por isso, todo dia, tente ligar para pelo menos um colega de trabalho.

Assim, você saberá como ele/ela está. Nem todo mundo consegue ficar calmo em casa por tanto tempo. Tente ajudar os que estão tendo maior dificuldade.

Ofereça ajuda com as tarefas que as pessoas estão fazendo.

Continue na vida das pessoas!!!

Você está morando sozinho e toma café da manhã, almoço e jantar sozinho? Ligue para um colega durante o almoço e almoce com ele. Isso com certeza é melhor do que almoçar na frente da TV, assistindo as notícias.

Você não planeja o seu dia antes de começá-lo.

O seu foco durante a quarentena não deve ser somente a vida depois ou a avaliação que a empresa fizer sobre o seu desempenho.

Antes de tudo, você precisa sobreviver.

Você não pode perder quem você é. Você precisa continuar a se movimentar.

O melhor jeito de não perder o foco sobre o que você precisa e/ou quer fazer é planejar o seu dia antes dele começar. E focar em tirar as tarefas da lista.

Coloque tudo o que você quer fazer naquele dia. Profissional e pessoal.

Você vai sentir prazer toda vez que tirar alguma tarefa da lista. Você vai poder programar melhor as suas pausas pois você vai saber o quanto ainda deve ser executado naquele dia. No final do dia, você vai sentir que a missão foi cumprida. E vai poder descansar.

Você não definiu uma rotina junto com todos que estão morando com você.

Não todo mundo tem o luxo de ter um quarto extra em casa que pode ser usado como home office. Muitas pessoas moram em uma casa onde a única mesa é a de jantar.

Como você vai trabalhar 8 horas por dia?

E se tiver filho pequeno?

Como você trabalha quando alguém precisa cozinhar café da manhã, almoço e jantar?

Muito difícil e muito estressante.

Por isso, você precisa se sentar com todos que estão morando em casa e definir algumas regras básicas que todos devem obedecer:

  • Quando a porta da sala estiver fechada, ninguém pode entrar. Ou,
  • Almoço não será preparado, será esquentado ou pedido em algum restaurante. (para não fazer barulho o tirar muito tempo do dia da pessoa cozinhando).

Vocês criam as suas regras! Juntos!!

Você não está aproveitando o tempo extra para aprender algo novo.

Faça um curso online
Faça um curso online

De home office, as oportunidades de procrastinar só multiplicaram. Por isso executar uma tarefa demora mais tempo e o tempo que você investe em procrastinar só aumenta.

Por que você não usa este tempo para aprender algo? Tem tantas oportunidades, muitas gratuitas, durante esse período da quarentena. Segue um link com 182 atividades gratuitas.

Aprender algo novo que você sempre quis, mas não teve tempo ou aprender algo novo que tornará o seu trabalho mais fácil, te trará muito mais prazer do que assistir as notícias ou algum seriado.

Você não troca o pijama por roupas de trabalho.

Trabalhar de home office de pijama

O pijama é muito confortável? É!

Usando uma roupa só, você lava menos? Lava!

Você não quer estragar a roupa bonita que você vai no escritório? Não precisa!

Escolha algumas roupas que você usa há anos e use-as durante o expediente, de home office (eu ainda tenho roupa desde a época da universidade que eu ainda uso as vezes). Claro, escolha roupas confortáveis, não precisa andar tipo um pinguim dentro de casa.

Só de fazer isso, a sua atitude mudará de “hora de relaxar” para “hora de produzir”. Você não quer correr antes de cada reunião para vestir uma camisa de escritório. Ou se arriscar que durante a reunião você levante por algum motivo e todos verão os coelhinhos da sua roupa intima.

Você não aceita nenhuma sujeira.

Você está ficando muito tempo em casa, de home office. Você come no mesmo lugar em que trabalha. E muitas vezes você dorme em algum lugar adjacente.

É normal esquecer algumas migalhas de pão na mesa depois do café da manhã. Não precisa parar o seu trabalho para limpar.

Se você ver uma mancha no espelho, não precisa parar naquele momento e passar um pano. Você nem passa mais na frente dele, pois você não sai mais.

Não se engane! Parar o que você está fazendo e correr para limpar não é uma necessidade. Mas sim um motivo que parece muito válido para procrastinar.

Faça as suas pazes com o pequeno caos da desordem. Quando você parar de prestar atenção, ele vai desaparecer. Magicamente. E você conseguirá se concentrar!

Você não definiu intervalos para comer snacks. Comendo sempre.

Pausas de comer snack

Criar o seu home office na mesa de jantar que ficar perto da cozinha onde os armários são estocados com comida é uma tentação contínua.

Sabe aquela necessidade de comer? Mesmo logo após o almoço? Isso não é fome. Isso é tédio.

Quando você está focado em executar uma tarefa, você não tem tempo para pensar em comida. Agora, se você estiver com tempo e falta de atenção nas suas tarefas, você faz o que te faz feliz: comer algo que você gosta.

Defina horários em quais você vai parar de trabalhar ou estudar e vai comer uma fruta, chocolate, ou o que te faz feliz. Entre estes horários, toda vez que sentir fome, tome água. Quando voltar para a vida de escritório, você será feliz por não ceder a tentação. Você caberá nas roupas e será um super-herói para os seus colegas que estarão todos entrando na dieta.

Outros artigos que você possa gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CORINA BURJACK

CORINA BURJACK

Nascida na Moldávia, o país mais pobre da Europa, me formei no Japão e escolhi morar no Brasil. Criei a Entre Coffee Breaks para ajudar os profissionais a virarem o seu emprego na carreira que sonham ter.

Persuadir pessoas e obter o que você quer?

Você pode:

Negociar e Conquistar